Em 2017, o NEGRAS ganhou o edital PPSUS (Programa de Pesquisa para o SUS) em parceria com o CNPq e a FAPESB para desenvolver a pesquisa intitulada "Atenção à saúde na perspectiva da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra".

A pesquisa teve como objetivo geral:

avaliar e contribuir para a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) na atenção à saúde dos/as usuários/as do SUS nos municípios baianos de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas.

 

Após a etapa exploratória, onde foi avaliado o nível de incorporação da PNSIPN no desenvolvimento de ações de promoção da saúde e do cuidado e de prevenção de doenças, na perspectiva de profissionais da saúde, gestores e usuários/as, pretendia-se realizar a etapa de intervenção, que se daria com a realização de oficinas com os/as mesmos/as participantes e quem mais desejasse.

Porém, devido a pandemia pelo COVID-19, no lugar de oficinas de intervenção, nós produzimos uma série de vídeoaulas com 8 episódios, um podcast com 6 episódios, um e-book para os/as profissionais de saúde e gestores e uma cartilha digital para os/as usuários/as.

 

Tudo isso para dar conta da etapa de intervenção e para garantir o nosso compromisso de retorno à sociedade nesse momento de pandemia.

Devolutivas PESQUISA PPSUS 2017.png

E-book

Foto e-book - homem.png

Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Fruto de uma pesquisa realizada em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, o e-book tem como objetivo divulgar informações obtidas a partir da pesquisa financiada pelo Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS/Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB.

Realizada no ano de 2019, sobre a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) em três municípios baianos, na perspectiva dos usuários, profissionais e gestores da atenção básica de saúde.

 

O trabalho foi desenvolvido em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Foram entrevistados usuários, profissionais e gestores, sobre a atenção que recebem/oferecem nas unidades de saúde, o conhecimento sobre a política, bem como o respeito à diversidade no cuidado e planejamento em saúde.

Foto%252520e-book%252520-%252520mulher_e

Cartilha Digital

Cartilha%20Pesquisa%20Imagem%20site_edit

Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

A cartilha tem como objetivo divulgar as informações obtidas por meio das entrevistas presenciais, realizadas em 2019, sobre:

  • a atenção a saúde

  • o respeito à diversidade no cuidado

  • o planejamento em saúde e o conhecimento da PNSIPN.

 

 

As informações da cartilha foram pensadas para atender especialmente as(os) usuárias(os) do SUS e estão organizadas de acordo com os temas acima, além de apresentar formas de fortalecimento e viabilidade da participação popular no funcionamento e monitoramento do SUS.

Cartilha%2520Pesquisa%2520Imagem%2520sit

Vídeo aulas

Série NEGRAS

Podcast

NEGRASCast