To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Nossa História

"Foi em um café-da-manhã na casa de Débora Santa Mônica, junto com Karine Santana e nossa amada Nadja Gomes, que os primeiros passos foram dados (para formação do NEGRAS em Salvador). A partir daí, mais pessoas foram se agregando, as atividades acontecendo e hoje somos 12 integrantes e muitas histórias para contar desse afetuoso e potente quilombo."

(Liliane Bittencourt - coordenadora do NEGRAS em Salvador)

00:00 / 02:04

Quem somos

Somos negras, somos diversas.

Somos pesquisadoras, sonhadoras e revolucionárias.

Acreditamos na transformação da sociedade.

Andreza%252520Marinho_edited_edited_edit

ANDREZA MARINHO

Filha do recôncavo baiano, da terra do massapê: Santo Amaro da Purificação. Nutricionista pela UFBA, mestranda em Saúde Coletiva pelo ISC.

Ani.jpeg

ANIELE BERENGUER

Mulher preta soteropolitana que transborda sonhos e afetos para que um dia desaguem no papel em histórias. Estudante de Psicologia (UFBA), co-idealizadora do Coletivo Antirracista Eu Não Me Esquivo. Já cruzou o Oceano em viagens que vão do Peru ao Japão, mas nada substitui seu amor por Salvadô e seu compromisso de luta na construção de uma sociedade antirracista.

Douglas Bonfim.jpg

DOUGLAS AYRES

Sou estudante do Bacharelado Interdiscplinar em Artes, escultor autodidata, escritor, quadrinista e pesquiso as práticas de saúde das comunidades tradicionais, quilombolas, benzedeiras e terreiros de candomblé.

D%C3%83%C2%A9bora_Santa_M%C3%83%C2%B4nic

DÉBORA SANTA MÔNICA

Mulher de Escorpião com ascendente em Touro. Tenho um filho lindo e maravilhoso, que me faz sorrir todos os dias! Adoro acarajé, dançar, boa música, meditar, trocar ideias e afetos. Nutricionista, adoro comida de “verdade” e reconheço que a alimentação é um dos pilares da longevidade. O que não pode faltar: comer acarajé, beber água de coco, tomar sol, ouvir uma boa música, dançar muito, seja sozinha ou acompanhada, trocar ideias e afetos.

Giovanna De Carli

GIOVANNA DE CARLI

Mulher negra, nasceu no Rio Grande do Sul, mas é apaixonada pela Bahia. Primeira Mestra  (UFRGS) da família e futura primeira Doutora (UFBA). Enfermeira obstetra de formação, é também doula, professora universitária e muito sonhadora. Sonha e luta por um mundo afrocentrado e livre da dominação colonial, e acredita que chá e amor curam quase todas as dores. 

Indira Ramos.jpg

INDIRA RAMOS

Nutricionista de formação, educadora em saúde, defensora do SUS. Cria das artes, em especial da dança é batuqueira do Maracatu de baque virado e o instrumento que toca vem da poderosa cabaça. Aprendiz de erveira, nesta vida veio mulher afrodiaspórica que (se) constrói no presente, mirando num (afro) futuro, honrando a história, a energia vital e a centelha divina de sua ancestralidade preta.

Karine%20Santana_edited.png

Currículo Lattes

KARINE SANTANA

Sanitarista, doutoranda em Medicina e saúde na Faculdade de Medicina(UFBA), pesquisadora e docente de Saúde Coletiva.

Liliane Bittencourt.jpg

LILIANE BITTENCOURT

Sou uma mulher negra, a primeira a entrar na universidade da família, o que imprime grande responsabilidade à minha existência. Sou mãe de Vitória e luto para que a minha filha viva numa sociedade melhor, menos racista, sexista e desigual.

MAÍRA MOREIRA

Graduada em enfermagem pela UFBA. Atualmente é  residente em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Currículo Lattes

RENATA DOS ANJOS

Mulher negra, gorda, neta de Júlia Bonfim, filha de Nerivalda dos Anjos, natural da Ilha de Itaparica-BA, uma romântica incorrigível, apaixonada por seus amigos e suas amigas, mãe dos seres preciosos Ágape Ayana e Ângelo Tayó, companheira do amigo e amante Leonardo Chagas, pisciana aspirante a poetisa, oriunda de um projeto Quilombola Educacional (Quilombo Ilha), historiadora, pedagoga, uma sonhadora e guerreira que luta por uma educação antirracista.

SILVANA OLIVEIRA

Mulher, preta, criada no subúrbio ferroviário de Salvador, por mainha, moradora de Plataforma. Amo dançar. Faço bombons finos e muito brigadeiro. Única que entrou na Universidade Pública da família, hoje graduada em nutrição e mestranda na UFBA. Sonhadora de um mundo sem desigualdades, atenta às questões sociais, políticas e raciais dentro na nutrição da sociedade.

THAÍSE RICARDO

Filha de Lúcia, taurina com ascendente em câncer, defensora do SUS, nutricionista, pesquisadora e apaixonada pela saúde coletiva.