
Nossa História
"Foi em um café-da-manhã na casa de Débora Santa Mônica, junto com Karine Santana e nossa amada Nadja Gomes, que os primeiros passos foram dados (para formação do NEGRAS em Salvador). A partir daí, mais pessoas foram se agregando, as atividades acontecendo e hoje somos 12 integrantes e muitas histórias para contar desse afetuoso e potente quilombo."
(Liliane Bittencourt - coordenadora do NEGRAS em Salvador)
Quem somos
Somos negras, somos diversas.
Somos pesquisadoras, sonhadoras e revolucionárias.
Acreditamos na transformação da sociedade.
ANDREZA MARINHO
Filha do recôncavo baiano, da terra do massapê: Santo Amaro da Purificação. Nutricionista pela UFBA, mestranda em Saúde Coletiva pelo ISC.
ANIELE BERENGUER
Mulher preta soteropolitana que transborda sonhos e afetos para que um dia desaguem no papel em histórias. Estudante de Psicologia (UFBA), co-idealizadora do Coletivo Antirracista Eu Não Me Esquivo. Já cruzou o Oceano em viagens que vão do Peru ao Japão, mas nada substitui seu amor por Salvadô e seu compromisso de luta na construção de uma sociedade antirracista.
Currículo Lattes
DÉBORA SANTA MÔNICA
Mulher de Escorpião com ascendente em Touro. Tenho um filho lindo e maravilhoso, que me faz sorrir todos os dias! Adoro acarajé, dançar, boa música, meditar, trocar ideias e afetos. Nutricionista, adoro comida de “verdade” e reconheço que a alimentação é um dos pilares da longevidade. O que não pode faltar: comer acarajé, beber água de coco, tomar sol, ouvir uma boa música, dançar muito, seja sozinha ou acompanhada, trocar ideias e afetos.
GIOVANNA DE CARLI
Mulher negra, nasceu no Rio Grande do Sul, mas é apaixonada pela Bahia. Primeira Mestra (UFRGS) da família e futura primeira Doutora (UFBA). Enfermeira obstetra de formação, é também doula, professora universitária e muito sonhadora. Sonha e luta por um mundo afrocentrado e livre da dominação colonial, e acredita que chá e amor curam quase todas as dores.
INDIRA RAMOS
Nutricionista de formação, educadora em saúde, defensora do SUS. Cria das artes, em especial da dança é batuqueira do Maracatu de baque virado e o instrumento que toca vem da poderosa cabaça. Aprendiz de erveira, nesta vida veio mulher afrodiaspórica que (se) constrói no presente, mirando num (afro) futuro, honrando a história, a energia vital e a centelha divina de sua ancestralidade preta.
Currículo Lattes
RENATA DOS ANJOS
Mulher negra, gorda, neta de Júlia Bonfim, filha de Nerivalda dos Anjos, natural da Ilha de Itaparica-BA, uma romântica incorrigível, apaixonada por seus amigos e suas amigas, mãe dos seres preciosos Ágape Ayana e Ângelo Tayó, companheira do amigo e amante Leonardo Chagas, pisciana aspirante a poetisa, oriunda de um projeto Quilombola Educacional (Quilombo Ilha), historiadora, pedagoga, uma sonhadora e guerreira que luta por uma educação antirracista.
SILVANA OLIVEIRA
Mulher, preta, criada no subúrbio ferroviário de Salvador, por mainha, moradora de Plataforma. Amo dançar. Faço bombons finos e muito brigadeiro. Única que entrou na Universidade Pública da família, hoje graduada em nutrição e mestranda na UFBA. Sonhadora de um mundo sem desigualdades, atenta às questões sociais, políticas e raciais dentro na nutrição da sociedade.