To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Nossa História

"Foi em um café-da-manhã na casa de Débora Santa Mônica, junto com Karine Santana e nossa amada Nadja Gomes, que os primeiros passos foram dados (para formação do NEGRAS em Salvador). A partir daí, mais pessoas foram se agregando, as atividades acontecendo e hoje somos 12 integrantes e muitas histórias para contar desse afetuoso e potente quilombo."

(Liliane Bittencourt - coordenadora do NEGRAS em Salvador)

00:00 / 02:04

Quem somos

Somos negras, somos diversas.

Somos pesquisadoras, sonhadoras e revolucionárias.

Acreditamos na transformação da sociedade.

Andreza%252520Marinho_edited_edited_edit

ANDREZA MARINHO

Filha do recôncavo baiano, da terra do massapê: Santo Amaro da Purificação. Nutricionista pela UFBA, mestranda em Saúde Coletiva pelo ISC.

Ani.jpeg

ANIELE BERENGUER

Mulher preta soteropolitana que transborda sonhos e afetos para que um dia desaguem no papel em histórias. Estudante de Psicologia (UFBA), co-idealizadora do Coletivo Antirracista Eu Não Me Esquivo. Já cruzou o Oceano em viagens que vão do Peru ao Japão, mas nada substitui seu amor por Salvadô e seu compromisso de luta na construção de uma sociedade antirracista.

Douglas Bonfim.jpg

DOUGLAS AYRES

Sou estudante do Bacharelado Interdiscplinar em Artes, escultor autodidata, escritor, quadrinista e pesquiso as práticas de saúde das comunidades tradicionais, quilombolas, benzedeiras e terreiros de candomblé.

D%C3%83%C2%A9bora_Santa_M%C3%83%C2%B4nic

DÉBORA SANTA MÔNICA

Mulher de Escorpião com ascendente em Touro. Tenho um filho lindo e maravilhoso, que me faz sorrir todos os dias! Adoro acarajé, dançar, boa música, meditar, trocar ideias e afetos. Nutricionista, adoro comida de “verdade” e reconheço que a alimentação é um dos pilares da longevidade. O que não pode faltar: comer acarajé, beber água de coco, tomar sol, ouvir uma boa música, dançar muito, seja sozinha ou acompanhada, trocar ideias e afetos.

Giovanna De Carli

GIOVANNA DE CARLI

Mulher negra, nasceu no Rio Grande do Sul, mas é apaixonada pela Bahia. Primeira Mestra  (UFRGS) da família e futura primeira Doutora (UFBA). Enfermeira obstetra de formação, é também doula, professora universitária e muito sonhadora. Sonha e luta por um mundo afrocentrado e livre da dominação colonial, e acredita que chá e amor curam quase todas as dores. 

Indira Ramos.jpg

INDIRA RAMOS

Nutricionista de formação, educadora em saúde, defensora do SUS. Cria das artes, em especial da dança é batuqueira do Maracatu de baque virado e o instrumento que toca vem da poderosa cabaça. Aprendiz de erveira, nesta vida veio mulher afrodiaspórica que (se) constrói no presente, mirando num (afro) futuro, honrando a história, a energia vital e a centelha divina de sua ancestralidade preta.

Karine%20Santana_edited.png

Currículo Lattes

KARINE SANTANA

Sanitarista, doutoranda em Medicina e saúde na Faculdade de Medicina(UFBA), pesquisadora e docente de Saúde Coletiva.

Liliane Bittencourt.jpg

LILIANE BITTENCOURT

Sou uma mulher negra, a primeira a entrar na universidade da família, o que imprime grande responsabilidade à minha existência. Sou mãe de Vitória e luto para que a minha filha viva numa sociedade melhor, menos racista, sexista e desigual.

Maíra Moreira.png

MAÍRA MOREIRA

Graduada em enfermagem pela UFBA. Atualmente é  residente em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Renata%252520Pinheiro_edited_edited_edit

Currículo Lattes

RENATA DOS ANJOS

Mulher negra, gorda, neta de Júlia Bonfim, filha de Nerivalda dos Anjos, natural da Ilha de Itaparica-BA, uma romântica incorrigível, apaixonada por seus amigos e suas amigas, mãe dos seres preciosos Ágape Ayana e Ângelo Tayó, companheira do amigo e amante Leonardo Chagas, pisciana aspirante a poetisa, oriunda de um projeto Quilombola Educacional (Quilombo Ilha), historiadora, pedagoga, uma sonhadora e guerreira que luta por uma educação antirracista.

Silvana Silva.jpg

SILVANA OLIVEIRA

Mulher, preta, criada no subúrbio ferroviário de Salvador, por mainha, moradora de Plataforma. Amo dançar. Faço bombons finos e muito brigadeiro. Única que entrou na Universidade Pública da família, hoje graduada em nutrição e mestranda na UFBA. Sonhadora de um mundo sem desigualdades, atenta às questões sociais, políticas e raciais dentro na nutrição da sociedade.

Thaíse_Ricardo.jpeg

THAÍSE RICARDO

Filha de Lúcia, taurina com ascendente em câncer, defensora do SUS, nutricionista, pesquisadora e apaixonada pela saúde coletiva.